Contacte-nos: 254 550 020

Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores

Eletrónica, Automação e Computadores

O técnico de electrónica, automação e computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos electrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

 

Atividades principais desempenhadas por este técnico:


  • Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, sistemas de automação e computadores e instalações de telecomunicações em edifícios.
  • Efetuar a instalação de equipamentos, sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas desegurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores, utilizando procedimentos, tecnologias, técnicas e os instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar reconfigurações em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e computadores, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado.
  • Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos eletrónicos que repara.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
 
Sociocultural:
320h Português.
220h Língua Estrangeira I ou II - Inglês.
220h Área de Integração.
100h Oferta Escola.
140h Educação Física.
 
Científica:
300h Matemática.
200h Física e Química.
 
Técnica:
350h Eletricidade e Eletrónica.
350h Automação e Computadores.
250h Tecnologias Aplicadas.
150h Sistemas Digitais.
600h Formação em contexto de trabalho.