Contacte-nos: 254 550 020

A Escola

Escola Profissional de Sernancelhe
 

A Escola Profissional de Sernancelhe é um estabelecimento de natureza privada, que prossegue fins de interesse público e goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, sujeita à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação, integrando a Oferta Formativa deste Ministério.

A Escola foi criada em novembro de 1993, nasceu da concertação de vontades entre a Câmara Municipal de Sernancelhe e a Associação Jornalística. Desde 1999 que a Escola Profissional de Sernancelhe passou a estar incorporada na sociedade: ESPROSER – Escola Profissional, S.A., fruto de uma parceria entre o Município de Sernancelhe e a Liga dos Amigos da ESPROSER (60% e 40%, respectivamente do capital social). Desde finais de 2014 que a propriedade da mesma é repartida entre o Município de Sernancelhe (49,50%), Liga de Amigos da ESPROSER (40%), pela Associação Âmbula Instituição Particular de Solidariedade Social (10%), pelo Família Flora – Restaurante, Lda. (0,25%) e pela Electropisca, Lda. (0,25%).

A Escola Profissional de Sernancelhe desenvolve a sua atividade formativa para a integração na sociedade de jovens profissionais tecnicamente competentes, conscientemente responsáveis e vocacionados para a sua profissão. Proporciona aos jovens uma preparação científica e técnica permitindo-lhes a integração na vida ativa ou prosseguimento de estudos

A conclusão de qualquer um dos cursos na ESPROSER confere um diploma equivalente ao ensino secundário e um certificado de qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). O diploma equivalente ao ensino secundário e o certificado de qualificação profissional de nível 4 (12º ano) permitem o ingresso nos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5 do QNQ) e o acesso ao ensino superior.

Ao nível das infra-estruturas, a ESPROSER tem vindo a ajustar as suas instalações às necessidades das diferentes áreas que se predispõem oferecer.

A tarefa prioritária foi a criação de espaços específicos, devidamente equipadas em função dos cursos ministrados. Totalmente remodelada e adaptada em 2004, a escola acolhe neste momento alunos oriundos de 16 concelhos.

Em 2012 a Escola voltou a sofrer obras de melhoria das suas instalações.

A Melhoria e ampliação das Instalações, permitiu atualmente possuir 12 salas de aulas, e espaços específicos, dos quais destaco, biblioteca, auditório, laboratórios (física/química, informática e de eletricidade), sala prática de mesa bar; sala maquetes; salas de autocad, 1 cozinha, bar, espaço de convívio e Pavilhão multiusos.

Tem existido um Investimento em equipamento, de forma regular e permanente que permite por exemplo a escola possuir 3 laboratórios de informática (24 computadores cada um) e 35 portáteis disponíveis para utilização nas salas de aulas. A Escola possui ainda 9 quadros interactivos nas suas salas de aulas e videoprojectores nas restantes salas de forma permanente;

Atualmente a apresentação de toda a informação pedagógica de alunos e Formadores, pelo livro de ponto online, ao qual tem acesso de forma facilitada todos os alunos e encarregados de educação – bastando para tal ter acesso à internet.

Possuí ainda acesso gratuito à internet e tv por cabo.

O grande objetivo da escola é ministrar o Ensino Profissional , indo ao encontro dos interesses e aspirações dos jovens, dos agentes de desenvolvimento local – autarquias, estruturas empresariais e instituições locais – e comunidade em geral, incentivar e apoiar os jovens à conclusão do ciclo formativo (12º ano) e promover a empregabilidade.